Completam-se 50 anos sobre a data em que foi publicada a minha primeira fotografia.
Para assinalar a efeméride, decidi promover uma série de iniciativas, nomeadamente a edição de um livro com uma selecção de 50 fotografias, acompanhadas de textos da autoria de conhecidas personalidades no ramo das artes e das letras.
O projeto abarca o meu trajeto como fotógrafo nesses 50 anos. Contudo, as fotografias selecionadas não seguem uma forma cronológica; antes pretendem dar uma ideia do meu percurso fotográfico, feito de avanços e recuos, de exploração de novas abordagens, de paixões e, por vezes, de desistências.
Um percurso que se inicia numa visão neo-realista, uma preocupação social e política que era dominante nos então FotoClubes, e se reflete numa fotografia de tendência humanista.
Segue-se a exploração da relação da fotografia com outras artes visuais, como a pintura, uma fase que teve subjacentes o questionamento da noção de Belo, o questionamento dos limites da linguagem fotográfica e uma reflexão sobre o significado da arte em fotografia explorando, nomeadamente, os recursos da designada arte digital.
E termina, como que numa provocação sobre o regresso às origens, com referência à utilização do analógico, na procura de uma forma de olhar com tempo.
Armando Cardoso.